Categoria:

Como investir em ações – Passo a Passo

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você quer aprender como investir em ações você veio ao lugar certo! Neste artigo vou lhe ensinar o passo a passo de como investir em ações. Não se preocupe se você não possui conhecimento prévio, pois vamos fazer um passo a passo bem didático sobre como investir em ações.

Como Investir em ações

De antemão, vamos fazer uma breve atualização. Ao longo dos anos o número de pessoas que começaram a se interessar pelo mercado de ações tem aumentado e isso não é por acaso. Nos últimos 5 anos a Bolsa de Valores brasileira só tem se valorizado e com isso diversas pessoas tiveram uma enorme ganho em cima dos seus investimentos.

Acompanhando este aumento de interesse e com a necessidade de conteúdos de qualidade sobre o tema, resolvemos criar este blog e também um aplicativo de gestão de carteira de investimentos, o Bolsa de Dados.

Primeiramente, quero lhe falar que é um grande mito que para investir em ações você precisa de muito dinheiro. Posso lhe afirmar que com apenas 10 reais você pode começar a investir em ações. Isso mesmo, apenas 10 reais. Se você está duvidando, preparamos um outro conteúdo chamado Como investir em ações com pouco dinheiro.

Um ponto interessante da Renda Variável é que ela não possui um valor mínimo para investimento, salvo os investimentos em fundos de ações. Neste sentido, é até interessante iniciar com pouco dinheiro, pois você estará exposto a um mundo novo de oportunidades e também riscos, e cautela é fundamental.

Você sabe exatamente o que são ações?

Bom, se você não sabe, não tem problemas, pois eu lhe explico. Uma ação é simplesmente um pedaço de uma empresa que fica disponível na Bolsa de Valores para a compra de gente comum, como você e eu.

Ao comprar uma ação você automaticamente vira sócio daquela empresa. Existem 2 tipos de ações: ações ordinárias e ações preferenciais.

As ações ordinárias são aquelas que vão lhe dar direito de voto dentro das empresas, ou seja, participar diretamente nas tomadas de decisões estratégicas de uma empresa.

Um exemplo de ação ordinária é a PETR3

Já as ações preferenciais não lhe dão direito de voto, porém elas têm prioridade no repasse de dividendos da empresa, que é um dos meios de ganhar dinheiro com ações e que vou explicar logo abaixo junto com outras formas de ganhar dinheiro com ações.

Um exemplo de ação preferencial é a PETR4

Como ganhar dinheiro com ações?

Agora que você sabe o que é uma ação, vou te mostrar na prática as formas que existem de você ganhar dinheiro com uma ação, visto que todo investimento visa o lucro.

Dividendos

Esta é a forma mais tradicional de ganhar dinheiro ao investir em ações. Ela funciona da seguinte maneira: quando uma empresa obtém lucro parte deste valor é compartilhado com as pessoas que têm ações da empresa, os acionistas, e isso se chama dividendos. O valor que o acionista ganha depende o quanto da empresa ele tem em ações.

Como investir em ações
Dividendos são como uma planta que está crescendo, precisam ser cultivados e reinvestidos.

Dividendos são como uma planta que está crescendo, precisam ser cultivados e reinvestidos. Por isso, é muito comum o investidor criar uma carteira de ações focada exclusivamente em dividendos, isso faz com que o mesmo receba valores em sua conta periodicamente.

Dica Bolsa de Dados: Quando você receber dividendos de uma empresa reinvista. Conforme a dica trazida pelo livro “O homem mais rico da Babilônia” quando você gasta os dividendos em coisas triviais que não a compra de mais ativos você está basicamente matando os filhos do seu dinheiro.

Atualmente, as corretoras de investimentos que fazem sugestão de ativos possuem carteiras de investimento focadas exclusivamente neste tipo de valorização. Se você ainda não conhece vou te indicar 5 corretoras que contam com este tipo de serviço: SUNO, ELEVEN, NORD, Empiricus e Levante.

Valorização e desvalorização de ações

Outra forma de ganhar dinheiro ao investir em ações é aproveitar a valorização e as desvalorização delas, ou seja, vender ações por um preço maior do que você comprou e ganhar dinheiro em cima dessa diferença. Muitas pessoas fazem isso em um curto período de tempo, ou seja, efetuam a compra de uma ação em um dia e em menos de uma semana acabam vendendo a mesma. Chamamos essas pessoas de traders.

Além disso, as corretoras também disponibilizam relatórios de empresas listadas na Bolsa de Valores que estão abaixo do valor esperado para as mesmas. Entenda que neste caso não existe nenhuma garantia que aquela previsão irá se concretizar, porém são indicadores que em um período maior de tempo como meses e até anos a ação daquela empresa pode se valorizar e com isso aumentar os seus lucros.

Sempre que você como investidor pensar em comprar algum ativo para aproveitar a sua valorização deve-se embasar sua escolha em análises de profissionais com certificação CNPI. Este é um passo muito importante na escolha de qualquer ativo, pois assim você efetuará a compra com base em análise de pessoas que conhecem e vivenciam o mercado diariamente.

Ao passo que é possível ganhar dinheiro com a valorização de uma ação, também existe a possibilidade de ganhar dinheiro com sua desvalorização. Para isso o investidor compra ‘’opções’’ de compra da ação, porém como este é um tema muito específico e não é indicado para iniciantes vamos preparar um tópico à parte.

Juros sobre capital próprio

Esta é outra possibilidade de remuneração sobre o capital investido na empresa. Nesse caso a empresa paga quantias que substituem parcialmente ou totalmente o dividendo.

Bom, agora que você já sabe o que são ações e como ganhar dinheiro com elas chegou a hora de começar o passo a passo de como investir em ações:

Passo a Passo paa investir em ações:

1º passo: Abrir uma conta em uma corretora de valores

Se você quer saber como investir em ações saiba que a primeira coisa que você deve fazer é abrir uma conta em uma corretora de valores, já que elas são as instituições financeiras permitidas a operar no pregão das Bolsas de Valores.

Através delas você vai fazer a compras e a vendas de ações, além de receber seus lucros. No nosso outro post sobre como investir na bolsa de valores nós vimos as principais corretoras que operam no Brasil.

Existem dezenas de corretoras no Brasil e escolher uma não é uma tarefa fácil. Mas não se preocupe, pois vou lhe dar algumas dicas importantes na hora de escolher uma corretora. Bom, primeiro de tudo você deve verificar se a corretora é cadastrada na Bolsa e para isso basta você acessar o site da B3. Se a corretora que você procura não estiver cadastrada na bolsa foge, porque é furada.

A segunda dica que eu tenho para dar em como investir em ações é você analisar os custos da corretora, pois isso pode impactar e muito o seu resultado financeiro ao investir em ações. Veja abaixo alguns custos que você deve ficar de olho.

Corretagem

A taxa de corretagem é simplesmente um valor que você paga pelo serviço da corretora ao fazer uma ação em investimento, neste caso não só se tratando de ações. Tem muitas corretoras que têm taxa de corretagem zero, porém outras cobram a taxa e neste caso você deve analisar qual vale a pena para você.

Existem corretoras com uma grande qualidade no serviço e por isso se justifica os custos de corretagem, para ajudar nesta sua tomada de decisão acesse nosso post sobre este tema.

Custódia

É uma taxa mensal cobrada mensalmente pela corretora caso você invista em algum ativo no mês. Lembrando que a corretagem é recolhida toda vez que uma operação for realizada, podendo ser mais de uma vez por mês. Porém, tem corretoras também que zeram suas taxas de custódia e é importante ficar de olho nisso.

Por fim, quero deixar uma observação aqui de uma taxa que é igual para todas as corretoras na hora investir em ações que é o emolumento. Ele é a taxa da Bolsa de Valores por fazer uma transação, seja de compra ou venda. Ela é igual para todas as corretoras e sempre será cobrada, não tem como zerar essa taxa. Hoje o valor dela é de R$0,03.

2º passo: Analisar as empresas da bolsa

Após fazer o cadastro em uma corretora, o próximo passo para se investir em ações é analisar as empresas da bolsa. Você deve fazer isso para diminuir o risco da operação e não cair em furadas. Tem 2 análises que você deve fazer, veja a seguir.

Como Investir em ações
Anáise é um passo fundamental para evoluir nos investimentos

Análise Fundamentalista

Nesta análise você vai estudar os fundamentos das empresas, ou seja, estudará o mercado em que ela está inserida, sua perspectiva de crescimento, fluxo de caixa, quanto ela paga de dividendo, suas estratégias futuras, entre outros indicadores. Tudo isso vai servir para você ver se realmente é uma boa empresa ou não para se investir.

Análise Técnica

Na análise técnica você deverá estudar os gráficos das ações da empresa. A partir dos gráficos você consegue determinar se uma empresa tem tendências de desvalorização ou valorização. Esta já é uma análise mais difícil e requer certos níveis de conhecimentos, porém se você quer conhecer um pouco mais dela acesse este blog.

3º passo: Comprar ações

Chegamos ao último passo em como investir em ações. Bom, agora que você já analisou as melhores empresas para se investir na bolsa, chegou a hora de você comprar as ações delas e começar a realmente investir em ações.

Para isso você deve enviar algum dinheiro para sua corretora que será usado para comprar ações. Para fazer isso você precisa fazer uma TED ou DOC de uma conta bancária com a mesma titularidade da conta da sua corretora.

Feito isso você já poderá comprar ações na corretora de duas formas diferentes, pelo home broker ou pela mesa de operações.

Home Broker

É o shopping virtual da corretora onde você compra e vende ações seja por tablet, celular ou computador. Atualmente as corretoras estão investindo pesado na modernização de seus aplicativos para que fiquem cada vez mais acessíveis aos investidores de pequeno porte.

Além disso, hoje em dia alguns aplicativos de gestão de carteira de investimentos já possuem integrações com corretoras, fazendo com que seja possível lançar ordens de compra ou venda diretamente no aplicativo.

 Mesa de operação

São para clientes de alta renda onde você solicita a compra ou a venda de ações através telefone ou e-mail com atendentes direto da corretora. Este canal é geralmente utilizado por grandes fundos e ou clientes de grande porte de corretoras ou bancos privados.

Importante falar que você pode comprar um lote de ações (100 ações) ou ações fracionárias (de 1 a 99 ações). Para você que está começando lhe indico comprar ações fracionárias já que o preço e o risco são menores.

Como comprar ações em Lotes

Para comprar ações em lotes você precisa conhecer o código da ação alvo. Por exemplo:
PETR4, SAPR4, ITSA4, BPAC11, LPAC11, RLOG3, TRIS3 e por ai em diante.

Ticket Lote Totais
BPAC11 – BTG PACTUAL
PETR4- PETROBRÁS
TRIS3- TRISUL
Exemplos de Lotes TOtais

Neste cenário você estará efetuando a aquisição de um lote de 100 ações.

Caso a Ação SAPR4 esteja com preço de R$ 5,00 você precisará de R$ 500,00 para comprar um lote de ações. Outra opção é comprar as ações em lotes fracionados.

Como comprar ações em Lotes Fracionados

Nessa opção é possível comprar ações em frações menores que 100 caso você não tenha dinheiro para comprar um lote completo de ações. Utilizar os lotes fracionados é fundamental em qualquer estratégia de investimento.

Neste sentido, para comprar estas ações basta digitar o código da ação alvo adicionando um “F” de Fracionado.

Ticket Lote Fracionado
SAPR4F – SANEPAR
ITSA4F – ITAUSA
RLOG3F – COSAN
Exemplos de Lotes Fracionados

Dessa forma, não é necessário comprar 100 ações e você pode escolher a quantia de ativos que deseja comprar.

Por fim, é fundamental você estar bem organizado com sua reserva de emergência antes de avançar nos investimentos em ações Se você tiver qualquer dúvida sobre como construir sua reserva de emergência, preparamos um grande conteúdo sobre este tema.

Compartilhe nas redes sociais. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Artigos relacionados