Categoria:

Como investir na Bolsa de Valores

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você deseja saber como investir na bolsa de valores? Pois bem, você está no lugar certo!

Primeiramente, obrigado por acessar nosso blog! Aqui criamos conteúdos semanais para ajudar você, jovem investidor, a entender mais sobre este maravilhoso mundo dos investimentos.

Para responder a sua pergunta de como investir na bolsa de valores, vou te apresentar um passo a passo com diversas sugestões poderosas para você investir da forma correta e diminuir muito seu risco.

Mas antes mesmo de pensar em investir na Bolsa de Valores, você deve conhecer a Reserva de Emergência e a importância de construí-la. Para isso, leia esse artigo.

De antemão, a Bolsa de Valores é um ambiente de investimentos de Renda Variável, ou seja, a escolha de forma incorreta de ativos pode fazer com que você obtenha prejuízos gigantescos, por isso é muito importante começar pelo aprendizado.

Onde aprender a investir na Bolsa?

Se você está começando hoje sua jornada de investimentos, já te digo que você precisará de ajuda. Afinal, é muito difícil escolher bons ativos para investir sozinho. Por isso, minha primeira sugestão para você é encontrar uma boa plataforma de estudos sobre investimentos.

Apesar de não ganhar um real para fazer isso, vou te indicar 3 instituições que além de sugerirem carteiras de investimento, também disponibilizam um conteúdo extremamente rico sobre investimentos.

1 – Levante

A Levante é uma empresa com grande conhecimento técnico. Nesta instituição existem profissionais com muito conhecimento e eles possuem planos que se adaptam ao bolso de cada um, além de planos personalizados para a demanda específica que você busca.

Sugiro conhecer a mesma e verificar as suas sugestões de investimentos. Para conhecer mais sobre a Levante basta clicar aqui

2 – SUNO

Outra empresa consolidada no mercado é a SUNO. Eles possuem grande know-how sobre investimentos, além de um time incrível que poderá te indicar investimentos nacionais e também internacionais.

Além disso, outro ponto positivo dos mesmos é a grande diversidade de oportunidades que os mesmos podem lhe indicar. Existem carteiras sobre diversas áreas, desde Fundos de Investimentos, passando por ações, FIIs e até mesmo investimentos no exterior.

Sendo assim, se você está em dúvida ou busca uma empresa séria e conservadora sugiro conhecer a SUNO. Para os assinantes eles oferecem postagens diárias exclusivas sempre com um grande ensinamento de um grande investidor. Para conferir mais sobre a SUNO, acesse aqui.

3 – Eleven

Por fim, indico a ELEVEN, outra empresa de investimentos consolidada no mercado que apresenta lucratividade a seus assinantes acima do Ibovespa. Contam também com carteiras em várias áreas e grandes analistas de investimentos.

Quem está começando hoje no mundo dos investimentos pode gostar muito da forma como a assessoria da ELEVEN funciona. Para conferir mais detalhes basta clicar aqui.

Qual corretora escolher para investir na Bolsa de Valores?

Agora que já vimos as principais formas de aprender a investir, vamos ver mais sobre onde efetivamente investir, ou seja, quais plataformas estão à disposição para intermediar os investimentos na Bolsa de Valores.

Existem várias instituições no mercado que fazem o intermédio entre você investidor e a B3. Abaixo listo algumas delas, cada qual se diferencia e presta um serviço de qualidade ao investidor.

Todas estas corretoras acima listadas possuem milhares de clientes ativos e hoje intermediam milhares de transações diariamente. Para conhecer mais sobre cada uma delas, basta clicar no nome de cada uma.

Porém, um ponto importante para estar atento quando se pensa em uma corretora é a taxa de corretagem.

Taxa de Corretagem

Quando pensamos em uma instituição para intermediar nosso investimento é muito importante estarmos atentos a suas taxas operacionais. Afinal, isso implica diretamente na rentabilidade de nossos investimentos.

Para exemplificar, vou pegar ”emprestado” um excelente post do Leonardo Barbosa:

Taxas de corretagem das principais corretoras de investimento
Criado por: Leonardo Barbosa – Instagram: LB.LeonardoBarbosa

A princípio, existem algumas instituições que não possuem taxa de corretagem para nenhum dos produtos disponíveis na B3 como Tesouro Direto, FIIs, Ações Fracionais e também ações padrão. Este é o caso do Banco Inter, Rico e Clear. Já outras corretoras como a XP, ModalMais e Easynvest possuem a taxa zerada para alguns produtos específicos e uma pequena corretagem para ações.

De antemão, uma outra questão muito importante que o investidor precisa estar atento além da taxa de corretagem é também o serviço prestado pelas corretoras. Algumas empresas que cobram taxas de corretagem possuem um suporte muito superior.

DICA: Nada impede você de escolher mais que uma corretora para investir.

Como analisar e gerenciar a rentabilidade de seus ativos

Agora que você já aprendeu como escolher uma escola de investimentos e como escolher sua corretora, acredito que queira saber como analisar e gerenciar seus ativos no dia a dia, certo?

Para isso te indico algumas plataformas que possuem uma vasta quantia de informações sobre todas as ações presentes no mercado.

Fundamentus

Outra ferramenta incrível é o Fundamentus, um dos sites mais antigos quando se fala em análise de ativos. Quando o investidor acessa o site e pesquisa por uma ação ele traz um relatório com seus principais indicadores.

Abaixo você pode ver os dados extraídos da ITSA4 direto do Fundamentus.

Fundamentus

Ou seja, na página é possível ver diversos indicadores operacionais da empresa alvo. Não deixe de utilizar essa ferramenta em suas análises.

DICA BOLSA DE DADOS:

Utilize o fundamentus juntamente com a assinatura de uma casa de investimentos. Quando a casa indicar um ativo você pesquisa o mesmo no Fundamentus para tentar entender mais sobre as razões que levaram a instituição a indicar aquele ativo para você.

Funds Explorer

Conhecido como o aplicativo mais completo quando se fala em análise de Fundos Imobiliários, outra ferramenta maravilhosa que você precisa conhecer é o Funds Explorer. 

Neste site, além de conhecer tudo sobre um Fundo, você poderá entender mais sobre o que ele faz e como distribui seu lucro.

Ou seja, o Funds Explorer é conhecido como o ”suprassumo” dos sites de análise de FIIs, sendo assim fico honrado com a possibilidade de indicar esta ferramenta maravilhosa.

Destaco algumas funcionalidades do Funds Explorer que você pode gostar: Ranking de FIIs, Mapa de FIIs, Rendimentos entre outras, sugiro entrar e conhecer mais de perto a ferramenta.

Funds Explorer

Bolsa de Dados – Investimentos Inteligentes

Nesse sentido, o Bolsa de Dados é outra ferramenta completa quando se fala em análise de investimentos. Possui diversas funcionalidades únicas que você pode conferir abaixo, como a função de integrar sua conta com o CEI.

Como investir na bolsa de valores, por bolsa de dados.
Bolsa de Dados – Investimentos Inteligentes

Outras dicas que posso conceder aos investidores que estão iniciando na Bolsa são:

Por fim, acredito que com muito estudo você se tornará um grande investidor e alcançará a tão sonhada independência financeira.

Note que por mais incrível que pareça investir na Bolsa ela não pode ser a única opção de investimentos. Toda estratégia de investimentos necessita alocar grande parte dos valores na Renda Fixa.

E lembre-se que antes de qualquer investimento você deve está atento aos seus custos fixos e construir com uma reserva de emergência.

Compartilhe nas redes sociais. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Artigos relacionados