Categoria:

Como ser Warren Buffett – Encontro 2021 da Berkshire Hathaway

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quer saber como ser Warren Buffett? Acredito que um bom lugar para começar a aprender sobre isso é acompanhando a forma como o mega investidor pensa e gerencia a Berkshire Hathaway.

Estava tudo como sempre foi, Buffett e Munger lado a lado mais uma vez para falar para seus acionistas por mais de 3 horas sobre seus melhores investimentos, erros e acertos do último ano. Desta vez, porém, em um lugar diferente: sai de cena Omaha e seu evento presencial, com direito a passeios pela região e também compra de livros em livrarias e entra em cena uma live.

Berkshire Hathaway - Como ser Warren Buffett
Live Berkshire Hathaway Inc. – Bolsa de Dados

No melhor estilo Buffett e Mugner, dupla inseparável nos investimentos, compartilham um pouco sobre seu grande conhecimento e suas principais ações à frente da Berkshire Hathaway no último ano.

Boas ações em 1989 e boas ações em 2021

Esta foi a primeira de uma série de lições que Buffett nos deu no evento. Para começar, ele compartilhou uma lista com as 21 maiores empresas do mundo na atualidade e lançou a pergunta. Quantas dessas empresas estarão entre as 20 maiores daqui a 30 anos? Confira abaixo a lista completa.

Maiores empresas em 2021

Podemos ver que a grande maioria das empresas estão situadas nos EUA. A maior empresa em valor de mercado da atualidade é a Apple, seguida da empresa Saudita de petróleo – Saudi Aramco, após isso várias empresas de tecnologia surgem na lista como Microsoft, Amazon, Alphabet (Google), Amazon e Facebook.

Lista das 20 empresas mais ricas em 2021.
Maiores empresas em 2021

Maiores empresas em 1989

Em 1989 o mundo era outro e falava japonês. As empresas do pequeno país asiático dominavam a lista. Conhecido como um mercado extremamente moderno e de grande crescimento, o Japão era visto como o país do futuro. Destaca-se que nenhuma das empresas listadas no top 20 em 1989 aparece no ranking de 2021.

Na época o mundo era outro e as empresas do segmento bancário dominavam a lista, lideradas pela Industrial Bank of Japan, Sumitomo Bank, Fuji Bank e Dai-Ichi Kangyo Bank.

Lista das 20 empresas mais ricas em 1989.
Maiores empresas em 1989

Com esta argumentação Warren Buffett nos mostra como é difícil escolher bons ativos e quem busca ”ser como Warren Buffett” precisa estar ciente disso. Por isso, invista muito tempo e esforço em capacitação e conhecimento.

Após esta breve abertura com muitas informações vamos pular para outra parte importante: seus destaques no ano de 2020. Algo chama a atenção de antemão, sua sempre inseparável Coca-Cola está ao seu lado, natural pois o mega investidor possui mais de 10% da companhia. Abaixo vamos acompanhar os principais destaques do evento.

Venda das ações da Apple

Buffett foi perguntado sobre o que motivou a venda de parte das ações da maçãzinha no ano de 2020 e se considerava a mesma um erro, visto que as ações cresceram muito depois disso. Buffett pensou um pouco e comentou que poderia ter sido um erro vender parte das ações da empresa, em seguida questionou seu colega Mugner que sem hesitar completou: “sim foi um erro”.

Porém, vale destacar que a posição que a Berkshire detém da Apple ainda é gigantesca, possuindo mais de 100 bilhões de dólares em papéis da companhia.

Compra de companhias aéreas

Gerard Miller | CNBC

Em 2020 Buffett tomou uma decisão importante: vendeu sua participação nas empresas do segmento aéreo (United, American e Delta). Porém, após esta ação o mercado de aviação teve grande recuperação, muito alavancado pelo pacote de contingência apresentado pelo governo americano. Neste sentido, Buffett não se arrependeu da venda das ações das companhias listadas, pois acredita que existia grande chance do governo não ter intervido caso muitos investidores com grande capital continuassem com suas participações nas empresas.

Buffett foi perguntado se desejava retornar ao mercado de aviação comercial e respondeu que não era o momento, pois as empresas deste segmento ainda enfrentam grandes desafios.

Investimento em Petróleo

Em um mundo que se fala cada vez mais em buscar novas opções de geração de energia ao antigo e velho petróleo, o Sr. Buffett não parece estar preocupado ao menos a curto prazo com suas ações da Chevron, a maior empresa de petróleo dos EUA.

Buffett informou que pretende sim se adaptar às novas fontes de energia, porém que isso leva tempo e até lá o petróleo tem grande papel na produção de energia e geração de empregos.

Além disso, a Chevron é uma grande empresa do segmento que também deverá buscar por novas fontes de geração de energia.

Investimento em Bitcoin

Quem respondeu esta pergunta não foi Buffett mas sim Mugner. Ele informou que não sabe como o Bitcoin funciona e que não tem interesse em investir em uma moeda que é utilizada para pagamento de diversos atos ilícitos e que considera a mesma contraria a evolução da sociedade como um todo.

Ao mesmo passo, em outras oportunidades Buffett também assumiu seu compromisso de jamais possuir criptomoedas.

Esta visão de ambos não é novidade, visto que a tomada de decisão de investimentos leva muito tempo e neste caso estudam todos os fundamentos das empresas que desejam investir. Diferentemente do Bitcoin que possui grande variação diariamente.

Futuro herdeiro da Berkshire Hathaway

Outra pergunta que mexeu e muito com todos foi sobre o nome do herdeiro da Berkshire, visto que Buffett e Mugner já passam dos 90 anos. Mesmo que o tema não tenha sido tratado diretamente, até então ficou no ar que o nome de um grande executivo do grupo, Greg Abel, é o favorito para herdar o posto de presidente da empresa no futuro.

Como vimos acima, hoje a Berkshire está entre as 20 empresas mais valiosas do planeta e gerenciar esta mega empresa não é tarefa simples, pois muito se espera desta mega empresa nas próximas décadas.

Se você busca como ser Warren Buffett saiba que essa tarefa não é fácil. Porém, ao melhor estilo brasileiro de “não desistir nunca”, sugiro a você estudar muito a metodologia de investimento de Buffett e também conhecer sua história.

Para finalizar já que você gosta muito do tema Warren Buffett não deixe de acompanhar outros materiais do mega investidor.

25 livros indicados por Warren Buffett

10 melhores frases de Warren Buffett

A história de Warren Buffett

Compartilhe nas redes sociais. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Artigos relacionados