Categoria:

5 razões para você conhecer a LCI e LCA

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Você conhece as LCI e LCA? Elas são letras de créditos de setores muito importantes da nossa economia! Nesse artigo vamos te explicar o que elas são, quais as vantagens em investir e como fazer seu primeiro investimento nelas. Acompanhe!

Trator em fazenda preparando o solo para plantação
As LCA são Letras de Crédito do Agronegócio e ajudam a financiar esse setor

O que é LCI e LCA

LCI e LCA são as siglas para Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio, respectivamente. Elas são títulos de renda fixa que financiam empreendimentos do setor imobiliário e agropecuário.

Assim, ao investir nessas letras de crédito você empresta dinheiro a banco, sociedades de crédito imobiliário, associações de poupança e empréstimo ou companhias hipotecárias que queiram captar recursos para investir nesses dois setores.

A principal diferença entre elas é, basicamente, a área para onde o fomento é direcionado. Como dito, as LCIs financiam o desenvolvimento do mercado imobiliário e as LCAs o mercado do agronegócio. Isso inclui o financiamento da produção, comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos agropecuários, insumos ou até máquinas e implementos usados no setor. 

Outras diferenças são quanto à rentabilidade, o prazo da aplicação e o aporte inicial, que variam de acordo com a letra de crédito escolhida e a instituição financeira responsável. Inclusive, esses são fatores importantes que devem ser considerados na hora de decidir em qual opção investir.

Nos últimos anos, as letras de crédito imobiliário e do agronegócio se tornaram uma febre. Entenda agora porque tantos têm escolhido esse investimento!

Luz do Sol passando por entre grandes prédios
Você pode comprar Letras de Crédito Imobiliário diretamente na sua corretora

Razões para você investir em LCI e LCA

Há várias vantagens em investir em Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio. A principal delas é que esse é um investimento em renda fixa, o que garante a segurança do valor aportado e rentabilidade previsível. Para entender melhor as diferenças entre a renda fixa e variável, acesse o nosso Guia Definitivo sobre o tema.

Outras vantagens que podemos destacar dos investimentos em LCI e LCA são:

  1. LCI e LCA são asseguradas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC);
  2. São isentas de Imposto de Renda e IOF para investidores pessoa física;
  3. Costumam ser livres de taxas na maioria das corretoras;
  4. Rentabilidade atrelada ao CDI;
  5. Há produtos a preços acessíveis.

Além disso, você pode escolher entre as opções de rentabilidade pré fixadas, pós fixadas e mistas. Os setores imobiliário e agronegócio são dois dos mais importantes para o nosso Brasil e investir neles traz muitas oportunidades.

Com a LCI e LCA você pode garantir rentabilidade acima do Tesouro Direto e da poupança mesmo com baixo risco. Afinal, você não está emprestando diretamente para os negócios imobiliários ou agropecuários, mas sim para os bancos.

Cabe avisar que as LCI e LCA não possuem uma liquidez tão alta, como o CDB. É importante também se atentar às carências, que costumam ser de 90 dias, mas pode chegar até um ano no caso das letras de créditos com rendimento fixado na inflação. Pesquise também sobre a instituição financeira que está vendendo o título desejado.

Como investir em Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio

Com tantas vantagens talvez você imagine que é complicado investir na LCI e LCA. Mas tenho uma boa notícia para você: é muito simples investir nas letras de crédito! O primeiro passo é ter uma conta em uma corretora. Caso você ainda não possua, descubra qual a melhor corretora para você nesse artigo.

Depois, defina suas metas e estratégias. Afinal, é preciso saber aonde você quer chegar para escolher adequadamente os tipos de investimentos que se encaixam no seu perfil de investidor.

Então, é só fazer seu primeiro depósito, comprar seu título e acompanhar seus resultados! Para conhecer mais títulos da renda fixa, assista a esse vídeo do nosso canal:

Recomendamos fortemente que o seu primeiro objetivo no mundo dos investimentos seja fazer uma reserva de emergência. Apesar de parecer dispensável, todos estamos suscetíveis a imprevistos.

Compartilhe nas redes sociais. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Artigos relacionados