Categoria:

Perfil de investidor: você sabe qual é o seu? Descubra já!

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O perfil de investidor é muito mais que um quiz para descobrir quais investimentos fazer. Ele possibilita que você trace os seus objetivos e entenda melhor como alcançá-los. Ele é obrigatório para todos os investidores segundo a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), e o seu perfil será o seu guia!

Conhecendo o seu perfil você poderá traçar a sua rota de maneira mais efetiva, visto que ele auxilia a entender qual sua tolerância aos riscos e como atingir seus objetivos no prazo desejado.

O que é o perfil de investidor?

O perfil de investidor é uma classificação do modo de investimento. Ele é obtido através de um questionário que leva em consideração a tolerância ao risco, situação financeira, conhecimento do mercado e objetivos. Os resultados são dados em 3 categorias: conservador, moderado e experiente (ou arrojado).

Cabe lembrar que o seu perfil de investidor pode mudar ao longo da sua jornada de investidor. Isso porque ao passo que sua renda muda, seu patrimônio cresce e seus primeiros objetivos são alcançados, torna-se necessário estabelecer novas metas e estratégias. Conheça agora as características de cada perfil de investidor e descubra com qual você se identifica.

Tipos de perfil de investidor

São 3 os tipos de investidor e eles são categorizados principalmente quanto à tolerância ao risco. Entenda:

Infográfico com perfil de investidor e suas características
Você pode realizar os testes de perfil de investidor direto com a sua corretora de valores

Perfil conservador

O perfil de investidor conservador é o mais avesso ao risco. Ele almeja segurança nas suas aplicações, mesmo que isso signifique menores rentabilidades. A liquidez a curto prazo também é uma característica dos investimentos desse perfil. Os produtos mais indicados são os de renda fixa, que possuem rentabilidade conhecida no momento da aquisição.

Os objetivos desse investidor são, na maioria das vezes, a longo prazo. Pode ser uma sólida aposentadoria, ou a compra da casa própria. Por isso, preferem optar por uma estrada mais longa, mas mais garantida.

Acrescenta-se que o perfil de investidor conservador também é o mais característico das pessoas que estão começando a investir. Afinal, até possuir maiores conhecimentos dos demais produtos, os ativos de renda fixa são os mais seguros para iniciar a sua jornada.

Perfil moderado

O investidor moderado é aquele que assume alguns riscos nos seus investimentos, mas ainda prioriza a segurança. Geralmente, divide o seu patrimônio em renda fixa e variável, alocando a reserva de emergência, por exemplo, em um produto garantido. Já na renda variável, esse perfil busca por melhores rentabilidades, focando ainda no médio e longo prazo.

A liquidez, nesses casos, pode ser deixada um pouco de lado. O investidor moderado também muda a sua estratégia de acordo com o cenário atual, alocando um pouco mais dos seus valores em renda variável quando os juros estão baixos, ou o contrário. Dessa forma, ele mantém, ainda com segurança, uma rentabilidade média ao longo dos anos.

Perfil experiente ou arrojado

Por fim, o perfil experiente, também chamado de arrojado, é aquele que foca nos ganhos acima da média. Para alcançar essas grandes rentabilidades, ele abre mão da segurança dos ativos de renda fixa, por exemplo. Os ganhos obtidos por essas estratégias de riscos costumam ser pontuais no curto prazo.

Acerca da liquidez, geralmente o investidor arrojado não precisará do dinheiro aplicado imediatamente e, por isso, aceita o risco de aplicações com pouca liquidez, esperando para resgatá-lo de acordo com os ganhos.

Porém, um mito que é necessário quebrar é que o investidor arrojado corre riscos à toa. Muito pelo contrário! Esses investidores possuem amplo conhecimento do mercado financeiro ou são assessorados por especialistas.

Dizer que eles se expõem ao risco significa que as aplicações que eles investem não possuem um rendimento garantido e podem sofrer grandes oscilações. Contudo, esses investidores estudam a fundo os ativos, de quais setores são e quais as chances deles performarem bem no curto, médio e longo prazo.

Homem e duas mulheres olhando para notebook
O perfil de investidor considera diversos parâmetros e características

Investimentos indicados para cada perfil de investidor

Agora que você já conhece melhor cada perfil, provavelmente já deve ter corrido para fazer o teste de perfil de investidor em uma corretora de valores. Com o resultado em mãos, talvez você esteja se perguntando quais são os investimentos indicados para cada tipo. Vamos lá!

Para o perfil conservador são indicados os investimentos em renda fixa como o Tesouro Direto, CDB, Letras de Créditos entre outros. Esses produtos são ideais para o conservador porque é possível saber exatamente a rentabilidade que será recebida no final do prazo do investimento.

Além disso, o Tesouro Direito e o CDB, por exemplo, possuem alta liquidez e segurança. O Tesouro Direto é garantido pelo próprio governo e o CDB é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito, o FGC.

Já o perfil moderado costuma diversificar sua carteira não somente entre os ativos da renda fixa, mas também da variável. Algumas opções com menos riscos são os fundos de investimento e ações de grandes pagadoras de dividendos.

Por fim, o perfil moderado costuma explorar investimentos mais arriscados e até mesmo menos comuns, como participação em IPOs, ações num modo geral, e até mesmo as criptomoedas.

Perceba que o perfil também está atrelado ao preparo emocional do investidor. Procure sempre conhecimento teórico e prático para aperfeiçoar suas estratégias de investimentos e refaça sua análise de perfil de tempos em tempos.

Para todos os investidores vale o conselho do maior investidor do mundo, Warren Buffet: “O risco vem de você não saber o que está fazendo”. Por isso, estude sempre! Acompanhe nossas postagens semanais e mantenha-se firme na sua jornada de investimentos!

Compartilhe nas redes sociais. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Artigos relacionados