Categoria:

Valuation: você sabe o que é e para que serve?

Compartilhe nas redes sociais
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Como saber se uma ação é vantajosa ou não para compra? Quais fatores considerar e como avaliar as empresas listadas na Bolsa? Para responder essas perguntas vamos te explicar o que é o Valuation, uma famosa técnica adotada para mensurar o valor de um ativo.

O que é Valuation?

Comprar uma ação de uma empresa apenas porque você considera ela uma boa empresa pode não ser uma sábia estratégia. É necessário levar em consideração outros fatores como o preço que essas ações estão sendo vendidas e a perspectiva de crescimento dessa organização.

Para encontrar bons empreendimentos que estejam sendo negociados a preços favoráveis o Valuation é uma boa estratégia. Valuation na tradução literal significa ?avaliação?. Assim, esta área de finanças estuda o processo de se avaliar o valor de determinado ativo.

Na prática, o Valuation pode ser aplicado para encontrar o valor de um imóvel, um ativo financeiro como uma ação, o valor de uma dívida ou de uma empresa. Segundo Aswath Damodaran, reconhecido professor de finanças, o Valuation pode ser utilizado na gestão de carteira de ativos, aquisições de empresas, finanças corporativas e para fins legais e tributários.

Dois homens com gráficos, calculadora e notebook analisando dados para fazer o Valuation de uma empresa.
O Valuation é uma importante técnica para conhecer o real valor de um ativo.

Como fazer o Valuation?

Para se obter o Valuation é preciso fazer, então, uma comparação entre o preço dessa empresa no presente, quanto ela realmente vale e a sua expectativa de valor no futuro. Afinal, quando alguém investe em uma ação, por exemplo, espera-se que ela se valorize e que o valor recebido no futuro seja maior do que o investido hoje.

Então, o Valuation relaciona o preço atual do ativo à sua incerteza e expectativa de valorização. Alguns investidores decidem se vão comprar ou vender suas ações com base nessa análise.

Devemos ter em mente que esse processo de avaliação, assim como qualquer outro, não é uma ciência exata e não deve ser entendido como uma previsão inabalável.

Porém, para realizar uma análise séria de uma ação, os analistas que fazem o Valuation trabalham com muitas frentes, o que torna essa uma análise sólida e confiável. A primeira, e mais conhecida, é o fluxo de caixa descontado. O segundo método é a análise comparativa de múltiplos e o terceiro, por fim, é a avaliação do histórico de múltiplos. Acompanhe agora um exemplo do uso do valuation para escolher uma empresa:

Suponha que estejamos analisando duas empresas do mesmo setor, com fundamentos e históricos semelhantes. Porém, a empresa A é negociada a 10 vezes o seu lucro e a empresa B a 15 vezes o lucro. Nesse caso, o preço da primeira empresa é menor que o da segunda, apesar de serem empresas ?parecidas? e com expectativas comparadas para o futuro.

Se você levar em consideração apenas esses dados, concorda que seria mais interessante investir na empresa A? Afinal, você estaria pagando mais barato por uma empresa com expectativa de crescimento e valorização “igual” a da segunda empresa.

Comparação entre indicadores do Itau, Santander e Bradesco no site Statusinvest
Comparação entre indicadores do Itau, Santander e Bradesco no site Statusinvest

Mas, atenção! Outros fatores devem ser levados em conta e não apenas o P/L (Preço/Lucro). Lembre-se também que fatores imprevisíveis podem afetar drasticamente o resultado das empresas. Assim, utilize o Valuation com sabedoria e associado a outros métodos de avaliação para diminuir seus riscos.

Por que o Valuation é importante para os seus investimentos?

Para entender o impacto do Valuation nos seus investimentos é necessário saber a diferença entre valor, custo e preço. Resumidamente, valor é o benefício proporcionado, ou seja, é a importância do que foi adquirido para o cliente. Já o custo, por sua vez, é a quantidade de moeda utilizada para produzir aquele bem ou serviço.

Por fim, o preço é a quantia recebida pelo vendedor, relacionada ao custo e a margem de lucro deste. Assim, preço é o que se paga e ele pode ser maior ou menor do que o valor estimado para esse bem ou produto.

O Valuation serve exatamente para determinar o valor justo de um ativo, ou seja, se aquele preço cobrado está maior ou menor que a empresa realmente vale. Por isso ele é fundamental para uma boa negociação, seja de compra ou venda.

Assim, seja ao comprar uma ação ou vender uma empresa, é necessário que você tenha real entendimento do valor do que está envolvido, tanto no presente como na expectativa de valor no futuro.

Utilizando o Valuation você pode evitar, por exemplo, pagar R$ 50 em um cacho de bananas ou ter a oportunidade de pagar R$ 50 em um saco de ouro. Apenas entendendo o real valor desses produtos que você poderá julgar se eles estão caros ou baratos.

Outra questão de extrema importância quando falamos de Valuation é a margem de segurança que ele traz para seus investimentos. Voltando àquele exemplo, suponha que você comprou ações da empresa A enquanto outra pessoa comprou ações da empresa B no mesmo momento.

Alguns anos depois, porém, o setor dessas empresas enfrentou uma grande crise e as ações sofreram desvalorização. Nesse caso, você, que comprou as ações da empresa A mais barata terá um impacto menor no seu capital do que a pessoa que comprou as ações da empresa B, mais cara.

Plataformas que irão te ajudar a fazer o Valuation

Se você achou complicado calcular o valor de uma ação, fique tranquilo. Diversas plataformas podem te ajudar a entender os principais números de uma empresa para decidir se ela é um bom investimento ou não.
Indico os sites Statusinvest, Fundamentus e Fundamentei. Neles você pode fazer a busca pela empresa, acompanhar os gráficos de variação de preço e indicadores essenciais. Além disso, você pode verificar as empresas do mesmo setor para fazer suas próprias comparações.

Indicadores das ações do Banco Itau Unibanco no site Statusinvest
Indicadores das ações do Banco Itau Unibanco no site Statusinvest

Com muito esforço e aprendizado você entenderá cada dia mais o funcionamento das empresas e como identificar as boas oportunidades do mercado. Para isso, recomendo que você leia um pouco sobre os principais investidores da história para se inspirar e aprender com esses exemplos.

Confira os nossos artigos sobre Warren Buffett e Luiz Barsi!

E enquanto você aprofunda seus conhecimentos sobre as opções de renda variável, não deixe de investir nas opções de renda fixa e fazer a sua reserva de emergência! Afinal, apenas com persistência e dedicação você poderá alcançar sua liberdade financeira e construir um patrimônio sólido.

Compartilhe nas redes sociais. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Artigos relacionados